Mensagem de Dom André sobre a 56ª Assembleia Geral da CNBB

Caros Irmãos e Caras Irmãs,
Uma saudação de Aparecida onde começou ontem a 56ª AG da CNBB – Assembleia Geral da CNBB.
A Sessão de Abertura aconteceu depois da Missa celebrada no Santuário, presidida pelo Presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e concelebrada pelo CONSEP, o Conselho Episcopal Pastoral.
Na ausência do Secretário Geral Dom Leonardo, que se recupera de um enfarte, foi confiado a Dom Esmeraldo Barreto de Farias a missão de ser o “Coordenador dos Trabalhos”.
A Pauta e a realidade que vivemos indicam que não serão poucos!
No primeiro dia já ouvimos o relatório anual da presidência, um ponto dos assuntos litúrgicos, a análise da conjuntura eclesial, tratando da Igreja na Cidade. São três dos temas prioritários. Além disto tem 6 temas diversos, 8 comunicações, reuniões só dos bispos e dos regionais, eleições para o sínodo, avisos e celebrações. E claro o tema central: Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.
A respeito deste já foram dadas as primeiras orientações para o trabalho também ontem.
Agora, quinta depois do almoço, estou “descansando” do primeiro trabalho em grupo desta manhã. (18 grupos de 19 a 20 pessoas).

No início das sessões ouvimos mensagens de comunidades religiosas que rezam para a Assembleia e toda a Igreja do Brasil. Contamos também com a oração de todo(a)s vocês e a sua participação na missão evangelizadora.

Um abraço fraterno, em Cristo sempre.

+ André