Mensagem de Dom André para este mês

Caros Irmãos e Caras Irmãs,

Que a primeira Palavra do Pastor deste ano 2018 seja de bênção para todo(a)s e para cada um(a) em particular, começando com as palavras que Deus mesmo através de Moisés ofereceu ao sumo sacerdote Aarão: O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz. E acrescentando: e isto todos os dias do ano, para ti e todas as pessoas que lhe são caras!

Quantas vezes expressamos assim a nossa atitude de querer bem ao próximo e a nossa fé em Deus, pedindo a sua bênção, que Ele seja o primeiro a nos amar, a se fazer próximo, a nos dar a sua paz.

Me tocou a mensagem de ano novo do reitor da Universidade Católica de Lovaina. “Muitos desejos de ano novo nos dão sobretudo um sentimento caloroso, mas a razão (ele se refere a um livro da filósofa Susan Neiman ‘Resistência e razão em tempos de fake-news’) irá também nos ‘armar’ para 2018. A filósofa nos propõe questionar criticamente o que nos é apresentado como evidente. Ela alerta contra o pessimismo. Porque este é sinal de comodismo. Também nos previne contra o otimismo. Porque otimistas se recusam de aceitar os fatos. Ela nos chama à esperança. Porque esperança visa a mudança dos fatos. Que não deixemos as coisas apenas ocorrer. Que nos deixemos guiar mais por esperança e idealismo. É o que desejo para nós todos neste ano 2018!”

Domingo 28 de janeiro o Sr. Núncio irá presidir a missa da Instalação da nova Diocese de Cruz das Almas e do Início da Missão de seu primeiro bispo Dom Antonio Tourinho Neto, do clero de Jequié e atualmente Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Na ocasião quero entregar pessoalmente a minha carta pedindo um bispo-coadjutor para a nossa Diocese.  “No dia 31 de dezembro de 2017 completei 73 anos. Com isto faltam menos de dois anos para oferecer minha renúncia à desafiadora e gratificante missão de Bispo da Diocese de Ruy Barbosa. Na medida que esta data foi se aproximando firmou-se o meu pensamento de pedir um Coadjutor para o bem da Igreja e do povo. Que este não sofra com as minhas limitações que crescem, mas receba quanto antes o novo pastor que Deus, através do Sucessor de Pedro quer enviar. […]Espero que o meu sucessor comece como coadjutor assim como o nosso metropolita Dom Zanone, Arcebispo de Feira de Santana, e Dom Carlos Alberto, Bispo de Juazeiro.”

Desejamos para Pe Edson que estava juntamente com Pe Giorlando em Piritiba e Miguel Calmon um frutuoso ano de espiritualidade pradosiana. O seminarista Valmir começa um estágio pastoral com Padre Antonio Carlos Fontenele em Tapiramutá e os dois irão combinar com Pe Giorlando a melhor maneira de colaborar. Pe Islan irá cooperar com Pe Antonio Pintado em Ruy Barbosa e em Andaraí iremos contar (a partir da Páscoa) com Pe Ubirajara, missionário da Diocese de Ilhéus.  Frei Carlos Alberto foi chamado para ser reitor dos seminaristas da Congregação. Frei Gilberto será o Pároco de Itaberaba e Frei Júlio volta para completar a equipe Pe Carlos Marçal será sucessor de Frei Carlos como nosso Coordenador Diocesano da Pastoral.

O  Ano do Laicato (até a Solenidade de Cristo Rei 25/11) com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), o 14º Intereclesial (em Londrina-PR de 23 a 27/01) com o tema “CEBS e os desafios do mundo urbano” e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7) e a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8) são pontos fortes da Conjuntura Eclesial que irão junto com as nossas prioridades diocesanas inspirar e animar a nossa evangelização durante este ano. E que em toda ela: “O Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a paz.”

Um abraço fraterno, em Cristo sempre.

+ André

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286