Sabemos que a família é o começo de toda vida cristã. É a partir do exemplo de vida dos pais, dos avós e da comunidade que o jovem está inserido, que acontece o despertar para o serviço em comunidade.
Cristiano Dourado, jovem que está se preparando para ingressar no seminário propedêutico este ano, desde cedo pôde encontrar na família um exemplo de serviço ao Reino de Deus.
Morador da zona rural da cidade de Bonito, vivendo em uma comunidade quilombola, Cristiano teve contato com várias manifestações culturais, uma delas o Reisado, uma tradição passada do seu avô para o seu pai, Messias de Jesus, e posteriormente para os seus irmãos, Robson Dourado e Robenilton Dourado. O Reisado sempre esteve presente na vida destes jovens, desde a infância, a vivência na comunidade se colocando à disposição.
Todo este processo de vida comunitária foi impulsionado pelo Padre Giorlando Barbosa, que foi pároco da Paróquia de Bonito, fortalecendo o protagonismo dos jovens, com o Ministério de Música. A partir de então, começaram a servir na paróquia, com uma base fundamentada, e também na diocese de Ruy Barbosa.
Hoje toda a família é engajada no serviço da Paróquia e alguns servem também a diocese: Robson Dourado é coordenador diocesano do setor juventude e coordenador da catequese paroquial; Robenilton Dourado é componente do Ministério Som do Céu; Cristina Dourado e sua mãe Márcia Dourado cantam nos corais da Paróquia de Bonito.
A família continua com a tradição do Reisado, em um contexto evangelizador.
Padre Cláudio Gonçalves, Coordenador do SAV Diocesano (Serviço de Animação Vocacional Diocesano) ressalta que:
“A família, sendo Igreja doméstica e berço de toda vocação cristã, tem uma importância fundamental para o discernimento e amadurecimento dos vocacionados, seja pelo cuidado, seja pela oração e pelo testemunho. Louvamos a Deus pela vida e pela fé da família do nosso Propedêutico Cristiano que está iniciando este longo e belo caminho de acolhimento da vontade de Deus em sua vida. Toda a diocese é convocada por Jesus a orar pelas vocações.
‘Enviai, Senhor, operários para a vossa Messe, pois a Messe é grande e poucos são os operários!’”.
Cristiano reconhece o papel da família na sua caminhada: “a primeira comunidade é a Família! Nela, tive o apoio de adentrar na vida comunitária nos serviços de ministérios, dos movimentos, e por fim, despertar a vocação de Deus em mim! Todo meu percurso que dei e darei em diante, é pelo estreito motivo da minha família suscitando em mim o espírito de missão. Foi este e deve ser o papel das famílias de todos os vocacionados, sem vocação específica: Levá-los ao desejo da missão!”.
O bispo diocesano, Dom Estevam, juntamente com o Pe. Cláudio,Pe. Fred, e o Pe. Edson na última segunda-feira (14), visitaram a família do jovem Cristiano, para um momento de partilha e fraternidade.
Hoje, Cristiano é acompanhado pelo padre Edson, pároco da Paróquia de Bonito e promotor vocacional do jovem Cristiano, no dia 21 de fevereiro conduzirá o jovem ao Seminário em Feira de Santana.