DOM ESTEVAM: AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE RUY BARBOSA

“Eis que venho, com alegria, fazer a vossa vontade, Senhor!”

(Sl 39/40,7-8)

Com esperança, respondo ao chamado da Santa Igreja acolhendo, de coração, a nomeação do Santo Padre o Papa Francisco, para suceder ao meu querido irmão, Dom André De Witte, nessa já amada Diocese de Ruy Barbosa. Realizar a vontade de Deus e colaborar na construção do seu Reino é de fato uma verdadeira alegria missionária. (EG21)

Minha cordial saudação ao Administrador Apostólico, Dom André De Witte, a quem desde já quero agradecer profundamente, por sua incansável dedicação a essa Igreja Particular, como pastor missionário, dedicado especialmente aos mais pobres. Saúdo do mesmo modo o Clero, os seminaristas, os religiosos e religiosas, os ministros, missionários leigos e leigas, e a todas as forças eclesiais presentes nas vinte e três paróquias da Diocese – de maneira especial, nas 674 comunidades eclesiais, que anseio conhecer brevemente.

Especial saudação às autoridades civis dos 22 municípios. De maneira carinhosa dirijo uma particular saudação aos profissionais da saúde, sobretudo por sua dedicação nesse momento do coronavírus.

Neste tempo de tantos desafios, somos chamados a fixar nossa atenção no que é essencial, como: valorizar, mais do que nunca, a proximidade, a solidariedade e os valores familiares e sociais; refazer nossos projetos em torno da palavra “compaixão”, através das palavras de Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância!” (Jo 10,10). Assim, envio minha saudação como bálsamo a todos os que nestes tempos difíceis buscam razões para revitalizar a esperança.

Permitam-me fazer também uma especial saudação aos Jovens das diversas cidades nas Foranias (Zonais) dessa Diocese. Pois, os Jovens, a Fé e o discernimento vocacional serão balizas que desejo, de coração, priorizar, conforme expressa a Exortação Apostólica: “Cristo vive e te quer vivo! Deus é Amor! Cristo Salva! Ele Vive!” (CHRISTUS VIVIT).

Desejo assumir o Projeto Pastoral aprovado na última Assembleia Diocesana, à luz das Diretrizes da CNBB (DGAE 2019-2023): “EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

Minha missão pastoral nessa querida Diocese, terá inicio com a posse canônica, na Catedral de Santo Antônio – Ruy Barbosa, às 16h do próximo dia 12 de julho. Até lá, permanecerei na querida Igreja Particular de São Salvador da Bahia, sob o pastoreio de Dom Murilo Sebastiao Ramos Krieger, scj, a quem agradeço de coração pela acolhida ao longo desses seis anos, junto aos irmãos Bispos Auxiliares e, de forma muito fraterna, ao Clero e a todos os fiéis desta Sede Primacial do Brasil. Agradeço também aos irmãos Bispos do Regional Nordeste III pela fraternidade episcopal, com os quais continuarei contando na nova missão.

Aqui, na Baía de Todos os Santos, consagro minha nova missão ao Senhor Bom Jesus do Bonfim, contando sempre com a intercessão de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Santa Dulce dos Pobres. Por fim, invoco a proteção do excelso padroeiro Santo Antônio sobre todo esse meu querido Povo de Deus; enquanto imploro que rezem por mim. Deus os abençoe!

Salvador 15 abril 2020
Dom Estevam dos Santos Silva Filho