CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 10 ANOS DO SEMINÁRIO BOM PASTOR

Celebração no seminário Bom Pastor

No último dia 24 de Novembro, o Seminário Bom Pastor celebrou seu décimo aniversário. O evento iniciou às nove horas da manha com acolhida das caravanas vindas das mais diversas paróquias da diocese. Às 10:30 aconteceu a Celebração Eucarística presidida por Dom André de Witte, bispo diocesano e concelebrada por alguns padres da diocese de Ruy Barbosa e de dioceses da Província Eclesiástica de Feira de Santana. Na ocasião os seminaristas Cláudio e Fred foram admitidos às ordens sacras. Após o almoço, foi feito um histórico da caminhada vocacional da diocese, passando pela construção do seminário até os dias de hoje.

Estiveram presentes os membros do projeto “Amigos do Seminário” e familiares dos seminaristas, que receberam uma merecida homenagem. Para concluir o dia o grupo foi visitar o Mosteiro das Clarissas, onde pôde fazer perguntas e conhecer a vida contemplativa das monjas.

Flávia Macêdo, leiga da Paróquia de Baixa Grande, lembrou dos padres que passaram pelo seminário colaborando com a formação dos seminaristas: Pe. Antonio Pintado, Pe. Vitório. Pe. Lucas, Pe. Marco Ferrari. Felicitou

“aqueles que ontem, hoje e sempre, estiveram, estão e estarão a favor da preparação para os futuros sacerdotes, verdadeiros mensageiros entre o céu e a terra”.

A celebração aconteceu em clima oração, beleza e elegância. 

Flávia Macêdo

Willians, seminarista do Propedêutico disse-nos que

“desde a acolhida até o encerramento no mosteiro com as monjas aconteceram momentos incríveis. Foi um dia que fez muita gente relembrar a construção do seminário, a inauguração, os seminaristas e os padres que ali foram formados. Diante de tudo isso foi falado sobre a rotina dos seminaristas, desde o despertar até o recolher. Foi um dia maravilhoso, um dia de aprendizado, um dia emocionante para todos nós”, conclui.

O seminarista Lucas destacou que

“a formação presbiteral nesta igreja particular não se reduz aos 10 anos, mas possui um longo e belo caminho. O Seminário Bom Pastor, que leva este tão emblemático nome, tem sido um espaço de formação que já enviou 7 padres e um diácono e deseja continuar enviando pastores segundo o coração de Jesus, para que assumam a causa do Reino de Deus no serviço e na doação de si, nas mais diversas comunidades da nossa diocese”.

A celebração de aniversário do seminário significa a oportunidade de uma reflexão, além de histórica, que busca dar cumprimento e continuidade a obra de Cristo: um pastoreio segundo seu Sagrado Coração, como afirma a Pastores Dabo Vobis. (cf. nº 2). Atualmente o Seminário Bom Pastor acolhe também os seminaristas da Diocese de Juazeiro e tem em sua equipe de formadores o Pe. Carlos Maçal (Reitor), Pe. Julian, Pe. Ednaldo e Pe. Gabriel como diretores espirituais.

A Diocese de Ruy Barbosa reconhece que a formação do futuro clero é uma tarefa para a qual se deve dedicar atenção. Os tempos hodiernos, por sua complexidade, mais do nunca, exigem essa determinada atenção. De modo que, no seminário a formação não se ocupa em primeira instância com números de seminaristas, mas, sobretudo com a “formação integral” dos candidatos ao sacerdócio ministerial. O seminário é o lugar para estar e se configurar a Cristo, o Sumo Eterno Sacerdote. (cf. Hb. 2, 9).

Agradecemos a todos aqueles que há 10 anos colaboraram com a construção deste importante espaço de nossa diocese. Obrigado a todos que ajudam quotidianamente na formação dos futuros padres da Diocese de Ruy Barbosa. Obrigado Dom André por ter abraçado este belo projeto desde a sua construção até os nossos dias. Expressamos nossa felicidade com esse ato de confraternização e pedimos ao Senhor da messe continue derramando sua benção sobre cada envolvido na formação destes jovens vocacionados ao sacerdócio.

Concluímos com as palavras de nosso bispo Dom André

“levamos para o altar a nossa gratidão por todos que colaboraram para a construção da casa acolhedora e por todos os que contribuíram e contribuirão para a vocação e a formação dos seminaristas: as famílias, as comunidades, os padres, os colegas, os professores e formadores, a arquidiocese de Feira de Santana com sua Faculdade, como antes Salvador e Ilhéus, e Paulo Afonso que acolheu nossos seminaristas antes que nosso seminário estivesse pronto. Sem esquecer “os frutos”: os seminaristas em formação com Claudio e Fred naquela hora “admitidos entre os candidatos à ordem sacra”, sete padres já ordenados e o diácono Valmir com sua Ordenação Presbiteral marcada para 15 de dezembro em Ipirá”.

Pascom Diocesana.

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286