CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 10 ANOS DO SEMINÁRIO BOM PASTOR

Celebração no seminário Bom Pastor

No último dia 24 de Novembro, o Seminário Bom Pastor celebrou seu décimo aniversário. O evento iniciou às nove horas da manha com acolhida das caravanas vindas das mais diversas paróquias da diocese. Às 10:30 aconteceu a Celebração Eucarística presidida por Dom André de Witte, bispo diocesano e concelebrada por alguns padres da diocese de Ruy Barbosa e de dioceses da Província Eclesiástica de Feira de Santana. Na ocasião os seminaristas Cláudio e Fred foram admitidos às ordens sacras. Após o almoço, foi feito um histórico da caminhada vocacional da diocese, passando pela construção do seminário até os dias de hoje.

Estiveram presentes os membros do projeto “Amigos do Seminário” e familiares dos seminaristas, que receberam uma merecida homenagem. Para concluir o dia o grupo foi visitar o Mosteiro das Clarissas, onde pôde fazer perguntas e conhecer a vida contemplativa das monjas.

Flávia Macêdo, leiga da Paróquia de Baixa Grande, lembrou dos padres que passaram pelo seminário colaborando com a formação dos seminaristas: Pe. Antonio Pintado, Pe. Vitório. Pe. Lucas, Pe. Marco Ferrari. Felicitou

“aqueles que ontem, hoje e sempre, estiveram, estão e estarão a favor da preparação para os futuros sacerdotes, verdadeiros mensageiros entre o céu e a terra”.

A celebração aconteceu em clima oração, beleza e elegância.

Flávia Macêdo

Willians, seminarista do Propedêutico disse-nos que

“desde a acolhida até o encerramento no mosteiro com as monjas aconteceram momentos incríveis. Foi um dia que fez muita gente relembrar a construção do seminário, a inauguração, os seminaristas e os padres que ali foram formados. Diante de tudo isso foi falado sobre a rotina dos seminaristas, desde o despertar até o recolher. Foi um dia maravilhoso, um dia de aprendizado, um dia emocionante para todos nós”, conclui.

O seminarista Lucas destacou que

“a formação presbiteral nesta igreja particular não se reduz aos 10 anos, mas possui um longo e belo caminho. O Seminário Bom Pastor, que leva este tão emblemático nome, tem sido um espaço de formação que já enviou 7 padres e um diácono e deseja continuar enviando pastores segundo o coração de Jesus, para que assumam a causa do Reino de Deus no serviço e na doação de si, nas mais diversas comunidades da nossa diocese”.

A celebração de aniversário do seminário significa a oportunidade de uma reflexão, além de histórica, que busca dar cumprimento e continuidade a obra de Cristo: um pastoreio segundo seu Sagrado Coração, como afirma a Pastores Dabo Vobis. (cf. nº 2). Atualmente o Seminário Bom Pastor acolhe também os seminaristas da Diocese de Juazeiro e tem em sua equipe de formadores o Pe. Carlos Maçal (Reitor), Pe. Julian, Pe. Ednaldo e Pe. Gabriel como diretores espirituais.

A Diocese de Ruy Barbosa reconhece que a formação do futuro clero é uma tarefa para a qual se deve dedicar atenção. Os tempos hodiernos, por sua complexidade, mais do nunca, exigem essa determinada atenção. De modo que, no seminário a formação não se ocupa em primeira instância com números de seminaristas, mas, sobretudo com a “formação integral” dos candidatos ao sacerdócio ministerial. O seminário é o lugar para estar e se configurar a Cristo, o Sumo Eterno Sacerdote. (cf. Hb. 2, 9).

Agradecemos a todos aqueles que há 10 anos colaboraram com a construção deste importante espaço de nossa diocese. Obrigado a todos que ajudam quotidianamente na formação dos futuros padres da Diocese de Ruy Barbosa. Obrigado Dom André por ter abraçado este belo projeto desde a sua construção até os nossos dias. Expressamos nossa felicidade com esse ato de confraternização e pedimos ao Senhor da messe continue derramando sua benção sobre cada envolvido na formação destes jovens vocacionados ao sacerdócio.

Concluímos com as palavras de nosso bispo Dom André

“levamos para o altar a nossa gratidão por todos que colaboraram para a construção da casa acolhedora e por todos os que contribuíram e contribuirão para a vocação e a formação dos seminaristas: as famílias, as comunidades, os padres, os colegas, os professores e formadores, a arquidiocese de Feira de Santana com sua Faculdade, como antes Salvador e Ilhéus, e Paulo Afonso que acolheu nossos seminaristas antes que nosso seminário estivesse pronto. Sem esquecer “os frutos”: os seminaristas em formação com Claudio e Fred naquela hora “admitidos entre os candidatos à ordem sacra”, sete padres já ordenados e o diácono Valmir com sua Ordenação Presbiteral marcada para 15 de dezembro em Ipirá”.

Pascom Diocesana.