CEBs da diocese de Ruy Barbosa refletem e rezam sobre sua missionariedade

Alegramo-nos e nos rejubilamos pelo retiro realizado de 25 a 27 de outubro de 2019 no CTL –  Baixa Grande, de graças e bênçãos de Deus. Os 16 participantes abraçaram de coração aberto a novidade de “fazer um retiro” num ambiente agradável, sereno e silencioso. Criou-se uma relação fraterna e espontânea formado por um grupo conectado, em sintonia com o tema e participando com alegria, serenidade e entusiasmo das atividades.

Todos os momentos de oração e toda a reflexão foi fundamentada a partir dos 4 Pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023: Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e Casa da Ação missionária.

Ficou visível a centralidade que damos às CEBs na perspectiva missionária: bebendo das fontes da Tradição da Igreja, dos Atos dos Apóstolos; uma Igreja em Missão que tem a imagem da Comunidade como Casa: espaço do encontro, da ternura, das famílias e lugar de Portas sempre abertas, para anunciar sempre o mesmo Evangelho. Nessa missão, ela é chamada a Acolher, Contemplar, Discernir e Iluminar com a Palavra de Deus a complexa gama dos elementos culturais, sociais, políticos e éticos que constituem a realidade à qual ela é enviada. Somente assim, a Igreja será capaz de fazer com que o Evangelho chegue aos corações das pessoas e às mais variadas formas de existência humana” (Doc. 109, n. 41, p. 33).

Sábado à noite tivemos duas horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Houve partilha da Palavra de Deus e da vida, com preces e louvores. Houve tempo para reconciliar-se com Deus e com os irmãos através do Sacramento da Confissão ou reconciliação.

Encerramos o retiro com avaliação que foi muito proveitosa com sugestões e propostas para ano que vem, e antes do meio dia, tivemos a Santa Missa. O entusiasmo, a alegria dos participantes foi visível e bem sentida por todos. Assim esperamos e desejamos que nossas CEBs se rejuvenesçam na sua missionariedade.

Por isso, cada participante regressou à sua casa e à sua comunidade levando alegrias e esperanças, para servir e testemunhar seu batismo nas comunidades eclesiais, impulsionando-as a serem missionárias. Regressam um pouco mais convertidos com o desejo de despertar o discipulado de cada cristão, para que o Evangelho de Jesus e de seu Reino, seja conhecido e amado. Assim cuidar melhor da vida e da Casa comum.

Diante deste evento muito simples, mas proveitoso, vimos por meio desta agradecer todo o esforço pastoral de Vª Rev.ma tem dado às CEBs como jeito de ser Igreja de Ruy Barbosa. Ficamos muito gratos pela presença de Eliude Bastos, vinda de Feira de Santana que animou o retiro. Assim desejamos que nossas CEBs sejam missionárias em nossas Paróquias.

Os participantes deste retiro, regressando às nossas casas e comunidades com um coração mais alegre e de esperança, nos comprometemos:

  1. Viver nossa missão de animar as CEBs com a Alegria do Evangelho em comunhão com a Missão diocesana, as pastorais, serviços e movimentos religiosos e sociais da Igreja;
  2. Constituir a Equipe diocesana de animação das CEBs;
  3. Abraçar e agasalhar as CEBs com mais amor e carinho por todas as forças pastorais e missionárias de nossa diocese;
  4. Ler, rezar, viver e dar a conhecer o Documento 109, da CNBB – DGAE da Igreja no Brasil 2019-2023;
  5. Realizar dois encontros anuais das CEBs: um retiro e outro com a Missão diocesana;
  6. Dar passos, na medida do possível, para que seja criada em cada Paróquia a Equipe Paroquial de Animação das CEBs;

Nova Redenção, 31 de outubro de 2019

Pe. Mário De Carli – Assessor das CEBs na diocese de Ruy Barbosa

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286