Carta a Dom Estevam

Ruy Barbosa, 17 de abril de 2020.

À V. Ex.ª Rev.mª Dom Estevam dos Santos Silva Filho,

Saudações Pascais, no Cristo ressuscitado!

Iniciamos o dia 15 de abril de 2020 com a notícia da acolhida do pedido de renúncia de Dom André de Witte, pelo Papa Francisco e no mesmo ato, a sua nomeação para bispo titular da Diocese de Ruy Barbosa.

Nós da Coordenação da Pastoral Presbiteral, da Coordenação Diocesana de Pastoral, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, coordenações leigas de pastorais, movimentos e serviços e todo o povo de Deus desta Igreja Particular de Ruy Barbosa, expressamos nossa gratidão a Dom André pelo seu profundo testemunho de fé, incansável espírito de serviço e profetismo ao longo destes 25 anos de pastoreio em nossa Diocese, cujo jubileu episcopal celebramos no ano passado de 2019, juntamente com o jubileu de nossa diocese (60 anos de sua criação).

Dom Estevam, redemos graças a Deus por sua generosidade e docilidade em acolher este chamado de Deus por meio da Santa Mae Igreja, a ser o 5° Bispo da Diocese de Ruy Barbosa. Nós o acolhemos de coração aberto e com imensa alegria.

Ao recebermos sua primeira mensagem, dirigida aos nossos diocesanos, fomos alegrados pelo seu propósito de assumir o Projeto Pastoral aprovado na última Assembleia Diocesana, pois este foi um longo, laborioso e gratificante trabalho realizado, desde as bases de nossas pequenas comunidades, em espírito de responsabilidade e sinodalidade, cujo fruto foi colhido na já referida assembleia. Alegramo-nos também pelos pontos elencados pelo senhor como prioridades, um deles e sem dúvida fundamental, o de fixar  nossa atenção no que é essencial.

Com profundo desejo de comunhão, responsabilidade e sinodalidade queremos continuar caminhando juntos para o melhor desta querida diocese, em vista do Reino de Deus.

Num só coração, elevemos nossas preces ao Deus da vida, a Maria, serva do Senhor, sob a égide de Santo Antônio, padroeiro diocesano, de modo a trabalharmos unidos “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Com fraternais saudações,

Pe. Erivaldo Gomes de Almeida