BISPO DIOCESANO

Dom André Marie Gerard Camilla de Witte, nasceu em Scheldewindeke, na Bélgica, em 31 de dezembro de 1944, filho de Armand de Witte e Agnes Delbeke, uma família de lavradores. Tem três irmãos e uma irmã. Entrou em 1962 no seminário interdiocesano Colégio para América Latina em Lovaina onde estudou Filosofia e Teologia.

Foi ordenado sacerdote em 06 de julho de 1968; formou-se, de 1968 a 1963 como engenheiro agrônomo na universidade de Lovaina; de 1973 a 1975, estagiou como vigário cooperador na paróquia de Zwijndrecht. Chegou ao Brasil para trabalhar na Diocese de Alagoinhas no dia 12 de fevereiro de 1976; foi integrado na equipe da pastoral rural diocesana e, depois de um pequeno estagio na paróquia de Teodoro Sampaio, foi nomeado no dia 30 de maio de 1976, junto com padre Benoni, Vigário Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo de Inhambupe.

Além de seu trabalho de dedicação na paróquia destacamos a nível diocesano: de 1981 até 1988: Coordenador de Pastoral, de 1985 a 1988 Administrador Paroquial de Ribeira de Amparo e Heliópolis; de 1985 a 1986 Vigário Episcopal Zonal do Sertão; de 1991 até 1992 diretor espiritual do Seminário Dom José Cornelis de Salvador. Dia 20 de novembro de 1992, nomeado Vigário Geral na Diocese de Alagoinhas. Na Pastoral Rural além do apoio à Escola Família Agrícola, e à COOPERA, ele acompanhou o movimento sindical e o Assentamento de Biritinga. (Dados do currículo lembrado na Ação de Graças por 25 anos de Vida Sacerdotal celebrada em 04 de julho de 1993 em Inhambupe. )

No dia 8 de junho de 1994 Pe André de Witte foi nomeado bispo da diocese de Ruy Barbosa. Em 28 de agosto foi sagrado pelo cardeal arcebispo de São Salvador da Bahia , Dom Lucas Moreira Neves . Os cosagrantes foram os bispos Dom Jaime Mota de Farias de Alagoinhas e Dom Arthur Luysterman, de Gent na Bélgica. Dom André embarcou em sua missão episcopal como quarto bispo de Ruy Barbosa.

Os alto falantes do carro de som fizeram ressoar a bela noticia esperada por milhares de pessoas e às 9:30 horas do domingo 18 de setembro de 1994 realizou-se o início da missão, a tomada de posse, de Dom André com as leituras das letras Apostólicas, a Bula do Santo Padre João Paulo II que nomeia Dom André Bispo da Diocese de Ruy Barbosa. Momento de grande alegria para todo povo de Deus que estava esperando já fazia dois anos o sucessor de Dom Mathias. O lema de Dom André é: Cristo sempre! A história continua com grandes expectativas

Dom André assumiu sua missão de bispo na Diocese de Ruy Barbosa, Igreja já com 35 anos de história, de CEBs com pastorais e movimentos, que soma forças para realizar o Objetivo Geral da CNBB e, como Igreja particular, uma caminhada concretizada pela criação, desenvolvimento e fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base, uma Igreja que se organiza e se articula como Rede de Comunidades sendo cada Paroquia uma comunidade de comunidades.

Dom André já foi presidente do IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada; no Regional Nordeste 3 é o bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT); em 2015 foi eleito vice-presidente e em 2018 presidente nacional da CPT. Na CNBB é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora e do Grupo de Trabalho para as Questões de Mineração. A missão da igreja é da corresponsabilidade de todos; os serviços são diversos. Dom André quer cuidar da parcela do Povo de Deus que lhe é confiada sempre pautado em Jesus Cristo: é Ele o Bom Pastor do rebanho que vem para salvar a todos, para que todos tenham vida, em abundância; é dele a opção preferencial a seguir: começar sempre e nunca se esquecer dos pequenos, dos pobres, dos excluídos. Para seguir as palavras e as atitudes de Jesus Dom André gosta de lembrar Pedro (1 Pedro 5,1-4) a quem Jesus disse “tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha igreja” e o Pedro de hoje, o Papa Francisco.