7 DE SETEMBRO – DIA DA PÁTRIA POR DOM ANDRÉ

Caros Irmãos e Caras Irmãs,
Na celebração da missa na manhã de 7 de setembro – Dia da Pátria, segui a sugestão do nosso Diretório Litúrgico: “… pode se tomar a Oração da Missa para Diversas Necessidades n.17 (Pela Pátria). ”
Com isto, e juntamente com a tradição do “Grito dos Excluídos” neste dia realizado entre nós e pelo Brasil afora, me vieram logo vários pensamentos que se tornaram súplicas de hoje dirigidos ao Deus Libertador que se revelou a Moisés: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento dos seus sofrimentos. Desci para libertá-los…” (Ex 3, 7-8). Os gritos dos Povos indígenas e originários da Pan-Amazônia que foram ouvidos na preparação do Sínodo, e as chamas e a fumaça dos incêndios criminosos na própria floresta amazônica são gritos que se destacam hoje, mas não são os únicos, tem muitos outros no campo e na cidade.
O Deus da aliança enviou Moisés para fazer sair o povo para uma terra boa e espaçosa, onde corre leite e mel. Ele prometeu estar presente. O êxodo para a terra prometida se realizou!
Na história Deus continuou falando muitas vezes e de muitos modos pelos profetas. Por fim por meio do próprio Filho, Jesus (Cf Hb 1,1-2).
Jesus não deixou dúvida sobre o objetivo da sua missão. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância (Jo 10,10) ”. Jesus chama e envia os seus discípulos e discípulas para “Evangelizar… pelo anúncio da Palavra de Deus… à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando do Reino de Deus” (Cf Objetivo da CNBB).
Vamos lutando com fé e confiança porque Ele diz: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28,20) ”.

  • André De Witte
Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286