21º Aniversário da Casa da Caridade em Ruy Barbosa

No fim de semana – 21 a 23 – a Casa da Caridade celebrou seu 21º aniversário brasileiro. A Festa iniciou-se na sexta-feira sob o tema “Através de sua presença humilde ao lado de Jesus, MARIA nos ajuda a conhecer a vida da Casa da Caridade” com a Exposição do Santíssimo que iluminaria todos os dias festivos nas 40 Horas de Adoração, costume da Casa. À noite, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, o povo reuniu-se em procissão enchendo as ruas do bairro com o andor enfeitado, cantos e ave-marias num terço em agradecimento ao Dom da Vida da Casa e, ao final, a beleza da circularidade da Vida cobriu o quintal de Casa com danças de roda e a bênção de Pe. Luis Ferrari.

No sábado, as comunidades da Paróquia se organizaram para passar o dia com o Cristo Eucarístico exposto na igreja de Casa e, entre silêncios de adoração, cantos e preces puderam contemplá-Lo. Ao anoitecer, a Festa contou com a presença do diácono Genival que coordenou a Adoração junto ao povo. Louvores, pedidos, silêncios contemplativos, luz de velas e o reconhecimento de que Ele é o único Senhor e Pastor deste povo que o busca com toda sua fé. A Adoração comunitária encerrou-se com o convite para a Adoração noturna.

A madrugada foi silenciosa e, uma e outra pessoa puderam prostar-se diante do Santíssimo e escutá-lo e falar-lhe o que carregavam seus corações. Uma noite serena que cedeu lugar a uma manhã risonha e, ainda mais agradecida por tanta alegria e vida que Ruy Barbosa recebeu com a presença da Casa da Caridade em terras brasileiras. O Santissimo foi reposto e a Igreja tornou-se pequena para a multidão de gente que se reuniu para a Celebração Eucarística conduzida por Pe. Antônio, Pe. Riccardo e Pe. Lucas de Pintadas. O grupo de adolescentes engrandeceu a missa com danças e cantos e, ao final, Hóspedes, Irmãs da Casa e voluntários rodearam o altar para receber os Parabéns e para dançar contando, através da música “Na Montanha” a história da Casa e sua chegada ao Brasil.

Cem pessoas chegaram de Pintadas para a Festa e se espalharam entre os pátios e jardins para o almoço comunitário, para ouvirem algumas palavras sobre a história da Casa e para o grande bolo confeitado com o símbolo dos Três Pães, Pão da Eucaristia – Pão da Palavra e Pão dos Pobres, que resume aquilo que se vive no cotidiano. Um pequeno “palco” foi organizado nos fundos da Igreja e lá se pode assistir um belo teatro preparado pela comunidade de Pintadas sobre o papel da Igreja na realidade socio-política e um animado show de Maximiliano Rios. Crianças, jovens e idosos deixaram-se contagiar pelo som do forró católico e dançaram com rodas, pares e até sozinhos. Os Hóspedes não ficaram de fora e dançaram, ora no colo, ora nas cadeiras de roda ou apenas com mãos e cabeças que bailavam ao sabor da música.

Com certeza as rezas, as danças, o teatro, as comidas e a presença eucarística contagiaram toda pessoa que passou pela Casa da Caridade nestes dias e semeou o convite de retornar e conhecer e estar um pouco mais na presença do Cristo através dos Hóspedes da Casa.

A Casa da Caridade agradece a todas as pessoas que se fizeram presente.