1ª reunião do Clero com Dom Estevam

Aconteceu nesta terça-feira (14), a 1ª reunião do Clero com o nosso novo Bispo, Dom Estevam. Contudo, a reunião foi de uma forma especial, devido à pandemia que estamos vivendo do COVID-19, o encontro foi feito através de plataforma de vídeo digital.

A reunião foi coordenada pelo padre Carlos Fontenele, onde discutiu-se alguns pontos pertinentes ao andamento das atividades diocesanas, como o plano diocesano de pastoral e também, foi o momento de Dom Estevam conhecer a realidade de cada paróquia.

AVISOS DE DOM ESTEVAM NA REUNIÃO:

0001- GRATIDÃO A DOM ANDRE
Ao bispo emérito Dom André toda gratidão afetiva e efetiva. Ficarei feliz em saber que por parte da Diocese, sobretudo dos padres, diáconos e religiosas, se mantêm o mesmo carinho e cuidado para aquele que durante mais de 25 anos esteve como pastor titular. Como bispo emérito merece todo o carinho e atenção.

0002- Acesso ao novo bispo:
0003- Nossos encontros iniciais:
Encontros individuais, quando necessário, poderemos combinar. Porém, acredito ser mais prudente, inicialmente, utilizarmos as plataformas digitais. Gostaria de um primeiro encontro com cada presbítero, preferencialmente pelo Google Meet. Disponibilizarei os horários e datas no e-mail que estarei enviando.

0004- Estabilidade

Quero que todos se mantenham em suas atividades. Não pretendo fazer mudanças ou transferências, sobretudo nesse tempo de pandemia. Meu desejo é o de ouvir a todos, dialogar bastante, decidirmos juntos, no tempo oportuno, sem surpresas ou precipitações.

0005- Ouvindo o Clero.
Estarei enviando a todos, via e-mail, uma espécie de questionário. O objetivo, é conhecer melhor o que pensam e o que desejam do bispo que chega, quais sugestões para o seu pastoreio ou para a vida da Diocese.

0006- Plano Pastoral
Como declarei em minha primeira mensagem à Diocese de Ruy Barbosa, também no sermão da missa de posse, assumo as decisões da ultima assembléia diocesana. Na próxima reunião do clero, deveremos no debruçar sobre esse fio condutor e desde já, ser assunto sempre do nosso “agir” nesse tempo de Pandemia.

0007- Encontros diversos com o Bispo:
Gostaria, após ouvir cada sacerdote, encontrar-me (virtualmente) todos os Conselhos Pastorais Paroquiais (CPP); lideranças e Conselhos Econômicos de cada paróquia. Através da secretaria de pastoral, marcaríamos dia e horário para esses encontros, com programação leve, de boas vindas e de proximidade espiritual.

0008- Encontros com a Sociedade Civil.
Gostaria muito (embora que virtualmente) de saudar as autoridades constituídas e todos aqueles que possuem lideranças que estejam a serviço do bem comum. Uma Palavra de esperança e de espiritualidade julgaria importante que o bispo que chega pudesse levar aos gestores. Os Párocos que julgarem conveniente tal “gentileza” por parte do bispo, poderia mediar tais encontros, comunicando a coordenação de pastoral.

0009- Reuniões e Atividades
Aproveitando as possibilidades da Internet, sugiro que procurem realizar as atividades (na medida do possível), utilizando as redes sociais. Que as experiências sejam partilhadas e juntos, nos preparemos também para após-pandemia.

00010- Pandemia
Mantenha-se todos os decretos e orientações já assumidas por Dom André. Manteremos as restrições e todos os cuidados nesse período. Sempre com muito dialogo com as autoridades da saúde. A cada reunião ou novidade, buscaremos juntos, atualizar as orientações diocesanas.

00011 – Reunião do Clero e das Instancias.
Estou com agenda livre para as reuniões que as instancias diocesanas, bem como os movimentos solicitarem. Alguns já procurarei agendar, por exemplo, com as religiosas e religiosos e com os Vigários Foraneos.

00012- Reunião do Clero
Sobre a próxima reunião do Clero, pensei em fixar a próxima na terça, 11 de agosto, às 9h (próximo mês). Depois desta reunião, repensaremos nossas datas ou modalidades.

00013- Programas nas Rádios.
As rádios que aceitarem, estarei em breve, disponibilizando programa diário, formato 5 mim, enviando via e-mail. Os párocos que puderem mediar essa possibilidade, será de grande ajuda para a Diocese. Peço sugestão quanto ao conteúdo.

00014- Agradecimento
Agradeço de todo coração as mensagens de acolhida, aos organizadores de todos os eventos relacionados a minha posse, bem como a todas as contribuições para com a casaepiscopal etc. Deus abençoe a todos os vossos paroquianos e a cada padre, diácono, religiosos e leigos.

A Gratidão é a lema do coração.
Com bênçãos de saúde e paz,

Dom Estevam dos Santos Silva Filho
Bispo Diocesano

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286